Páginas

sábado, 17 de outubro de 2015

Antroposofia: a ciência espiritual

A antroposofia foi criada por Rudolf Steiner (1961 - 1925). Trata-se de uma ciência porque, segundo Steiner, pode-se provar seus resultados por meio da realização de um trabalho interior, explicado por ele (concentração, memória, percepção etc). É espiritual porque busca responder as questões mais profundas do homem em relação a si mesmo e sobre sua ligação com o universo. O homem, de acordo com conceitos antroposóficos, seria membro efetivo do mundo espiritual, de modo que o conceito do Deus está evidenciado nele mesmo.  

Não se trata, porém, de uma religião tal como é entendida atualmente. Na antiguidade, havia uma devoção extrema ao mundo desconhecido, existia uma ciência que falava deste outro mundo e acolhia as manifestações da natureza, e esta era a religião no passado (as múmias egípcias são exemplo disso). No entanto, de acordo com ensinamentos de Steiner, isto foi conservado numa literatura e tradição religiosa alheias ao nosso mundo, e hoje, a muitas pessoas não basta a crença religiosa atual (qualquer que seja) para responder à pergunta mais angustiante do ser humano: "de onde viemos e para onde vamos?".

Para responder a esta pergunta, Steiner explica sobre a natureza quádrupla do homem, carma e vidas anteriores. A natureza quádrupla do ser humano, por exemplo, ajuda a entender acontecimentos nas diversas fases da nossa vida (como o nascimento dos dentes permanentes aproximadamente aos sete anos); o carma e as vidas anteriores ajudam a compreender a reação que algumas pessoas causam em nós, e que nós causamos a elas.

A Natureza Quádrupla do Ser Humano

O ser humano poder ser visto sob quatro diferentes aspectos: o corpo físico, o corpo etérico, o corpo astral e o corpo do Eu.
  • Corpo físico: é o corpo que ocupa espaço.
  • Corpo etérico: mantém a vida do ser humano; relaciona-se às funções vitais, como a respiração e, portanto, trata-se de uma atividade; é o corpo vital e, por isso, relaciona-se ao tempo. O corpo físico sem o corpo etérico é matéria morta.
  • Corpo astral: é a capacidade de pensar, sentir e querer. É o fundamento da alma humana.
  • Corpo do Eu: manifesta-se quando o ser humano faz escolhas conscientes; trata-se da entidade espiritual eterna.
Estes conceitos são muito bem explicados por Edmond Schoorel, pediatra na Holanda, que também esclarece os seguintes marcos para o surgimento de cada um dos quatro aspectos (corpos), tanto na esfera exterior ("tornar-se visível"), quanto na interior. 

Os nascimentos dos quatro corpos completam-se aos 21 anos do ser humano, e surgem, visível e externamente, conforme segue:
  • Corpo físico: com o nascimento propriamente dito;
  • Corpo etérico: sua formação se completa por volta dos sete anos de idade (evidencia-se pela troca dos dentes);
  • Corpo astral: completa-se por volta dos 14 anos de idade (evidencia-se pela mudança de voz);
  • Corpo do Eu: completa-se por volta dos 21 anos de idade (evidencia-se pela chegada à idade adulta).
No entanto, os marcos acima determinam quando cada um destes quatro corpos apresenta-se externamente. Antes disso, cada um deles já começou a se formar, assim:
  • Corpo físico: começa a existir oito meses antes do nascimento, com o óvulo fecundado (e exterioriza-se quando o indivíduo nasce, como dito acima).
  • Corpo etérico: começa a existir com o nascimento (e exterioriza-se maios ou menos aos sete anos, com o nascimento dos dentes permanentes).
  • Corpo astral: surge mais ou menos aos três anos de idade (embora aparentemente possa parecer que crianças menores de três anos possam ser egoístas, por exemplo, trata-se de um comportamento inocente, imparcial, e não um desejo ou sentimento. O corpo astral exterioriza-se e torna-se completo aos 14 anos, com a mudança de voz e início do processo de autorrealização).
  • Corpo do Eu: inicia-se por volta dos 10 anos de idade, quando o ser humano começam a relacionar-se com seu entorno e precisa lidar com os encontros (e completa-se aos 21 anos, quando o indivíduo torna-se adulto).
Tais etapas ajudam a compreender certas dificuldades de algumas crianças, e auxiliam os pais a tratarem de modo mais específico possíveis questões relacionadas ao desenvolvimento de seus filhos. 

Carma e vidas anteriores

De 19 de janeiro a 10 de fevereiro de 1924, Steiner fez um ciclo de nove conferências em Dornach, Suíça, com o objetivo de divulgar a antroposofia, falando sobre ela de forma mais clara.

Na terceira conferência (27 de janeiro), Steiner falou sobre carma. Quando uma pessoa atua sobre nossa vontade (não quando apenas sentimos simpatia ou antipatia, ou quando fazemos um julgamento racional sobre ela, mas quando desejamos fazer o que sentimos como simpatia ou antipatia através da ação), provavelmente já estivemos ligados a esta pessoa em vidas anteriores de alguma maneira. 

Steiner é ainda mais claro ao dizer que, para saber se um ser humano está carmicamente ligado a nós, precisamos avaliar como ele se torna parte de nós mesmos, como ele "fala" em nós. Diz ainda que pessoas com as quais sonhamos muito, que não podemos excluir dos nossos sonhos, são as que estão vinculadas a nós pelo carma.

A ciência antroposófica fala muito sobre amor e explica como as boas e más energias circulam no cosmos (por exemplo, em suas últimas conferências, Steiner esclarece como vivenciamos o sofrimento causado a outras pessoas em momento posterior a nossa morte). Estudar sobre a antroposofia pode não apenas aumentar nossa cultura, mas pode também ser a fonte de inspiração genuína para nos aprimorarmos como seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário